A assembléia da Rede Municipal do dia 20 de agosto foi vitoriosa na tarefa de organizar a continuidade das lutas de nossa categoria. Fizemos uma boa discussão de avaliação da audiência com o prefeito, da luta pelo PCCS, por democracia nas escolas e sobre o SAEN.
Em breve publicaremos o informe completo.
Publicamos abaixo a carta deliberada na assembléia e que expressa a posição da categoria sobre o SAEN, votada na assembléia. Seguimos na luta em defessa da educação pública! Dia de 30 de agosto será um grande dia de lutas dos trabalhadores em nosso país e seremos parte dele!
POR QUE DIZER NÃO AO SAEN?
O SAEN (Sistema de Avaliação do Ensino de Niterói) é uma avaliação
externa que surge como parte da política educacional do atual governo através
da FME/SME sob o mesmo argumento utilizado por gestores de várias secretarias municipais,
estaduais e do próprio governo federal: diagnosticar e conhecer a realidade do
Sistema Educacional.
É
verdade que os profissionais da educação foram responsáveis pela elaboração das
questões dessa avaliação, mas nem por isso podemos dizer que se trata de um
processo participativo e democrático. Dos mais de 600 professores de 3º e 4º
ciclos, apenas 70 participaram desse processo, que foi convocado por meio de um
edital confuso que previa o pagamento de valores muito menores do que aqueles
que a FME pagaria se tivesse contratado alguma consultoria especializada em
avaliação, algo que, aliás, também discordaríamos.
Além
disso, a avaliação proposta está ocorrendo “a toque de caixa” de forma
aligeirada. As escolas só ficaram sabendo da prova às vésperas de sua aplicação
e os alunos e professores não tem conhecimento prévio dos conteúdos e objetivos
da referida avaliação. É por essas e outras que repudiamos de todas as formas
essa avaliação externa, por seu caráter arbitrário e pouco transparente.
Contudo,
cabe esclarecer que ao propor o repúdio ao SAEN não pretendemos impedir um
diagnóstico dos problemas da educação de Niterói. Pelo contrário, queremos
denunciar que esta avaliação não serve para isso e tem na realidade, outros
objetivos. Entendemos que os professores são profissionais habilitados para
realizarem avaliação dos seus alunos, o que já fazem cotidianamente.
Entretanto, sabemos também que o desempenho dos alunos depende também deoutros
fatores que escapam a este tipo de avaliação: condições socioeconômicas,
escolas mal equipadas, professores mal remunerados etc...
Da
forma como está posta a avaliação externa é uma faca de dois gumes, pois ao
centrar-se exclusivamente no desempenho do aluno pode servir para culpabilizar
os professores, uma vez que desconsiderará fatores tão importantes quanto o
trabalho pedagógico realizado na sala de aula e que refletem diretamente na
qualidade do trabalho docente e no resultado apresentado pelos alunos.
Em nome dos/as Profissionais da Educação da Rede Municipal de Niterói
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