SEEDUC cria Resolução que começa oficialmente a Aprovação Automátiva na Rede Estadual!
Nesta semana de 16 a 20 de dezembro, os/as Profissionais da Educação foram surpreendidos/as com mais uma Portaria absurda da SEEDUC de Cabral/Risolia. Na semana dos "Conselhos de Classe" a Secretaria "baixou" a nova norma que impede reprovações ("retenções") nas seguintes disciplinas: Produção Textual; Resolução de Problemas Matemáticos; e Línguas Estrangeiras (Inglês, Espanhol e Francês). É o começo oficial da Aprovação Automática na Rede Estadual de Ensino!
A medida é um completo absurdo em vários aspectos. Primeiro, porque oficializa como política de Governo que os/as filhos/as da classe trabalhadora não têm direito de acesso à educação e aos conhecimentos de conjunto produzidos pela Humanidade. A aprovação automática serve para isso: a escola não serve mais para ensinar/aprender. Deve se adequar ao contexto de socialização de alunos/as, apenas, e logo não deve haver retenções. Além disso, a medida significa um ataque às Disciplinas envolvidas. Determinadas Disciplinas "não reprovarem" é a conclusão do pensamento de que existem "Disciplinas mais importantes" e "menos importantes", "supérfluas" e "inúteis". E, ainda por cima, trará maior precarização das condições de trabalho e ensino na Rede Estadual!
Na lógica meritocrática das políticas educacionais de Cabral/Risolia, a medida é apenas um primeiro passo. A aprovação automática já existe há anos como política velada. São enormes as pressões contra "reprovações" no dia-a-dia das Escolas. Com a política de Metas e Bonificações por Resultados, esta realidade se intensificou. Agora é política mais que oficial. Primeiro com Produção Textual, Resolução de Problemas Matemáticos e Línguas Estrangeiras... Quais serão as próximas "disciplinas menos importantes"? O SEPE dará toda a batalha contra mais esta medida escandalosa da SEEDUC de Cabral / Risolia. A luta continua em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade para os filhos e filhas da classe trabalhadora!
Nenhum comentário:
Postar um comentário